domingo, 12 de junho de 2011

"O hábito... é o grande guia da vida humana."



Já dizia David Hume, um filósofo, que o hábito é o grande guia da vida humana e que o conhecimento adquirido através do hábito era apenas uma crença. Isto vem a propósito de uma observação minha que vai de encontro a esta ideia: as pessoas sentem-se confortáveis com o hábito, com o banal e com o que se lhes aparece à frente regularmente. Criam modelos de vida e seguem-nos em hesitação - uma vez que são indubitavelmente confortáveis e seguros - e rejeitam a diferença e o que transcende o quotidiano... fazem da diferença uma aberração.

Um dia destes cantei na varanda enquanto estendia roupa; outro dia ouvia música nos meus headphones grandes e ia cantarolando, ia sorrindo; e ainda outro dia murmurava para mim própria em japonês...

De todas essas vezes, as pessoas olharam-me com estranheza, outras com desprezo e continuavam a olhar para trás mesmo após já estar a largos metros delas.

O que foi?
Apenas partilhei música com os vizinhos, largei um sorriso às caras cinzentas e expressei-me noutra língua.

Rompi a linha do banal, acabara-se o ambiente de conforto, quebrei a crença do seguro...largaram-me os cães.

( É isto que a Póvoa de Varzim tem de mal: as nortadas e as pessoas)

~ja ne

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo, o mau humor poveiro é um pouco stressante.
Acho bem que continues na tua shiawasen diária ;D
Pode ser que a tua cantoria ou murmúrios até alegrem algumas pessoas.

E. Pereira disse...

Oh piquena, tive a cuscar o teu blog XDDD

Fazes-me lembrar de uma moça que conheci há uns tempos atrás, que pensava exactamente como tu (eu portanto xDD)...

Mas no final, as pessoas que na Póvoa eram estranhas, que não se encaixavam no resto do puzzle, acabam por ser as mais interessantes, aquelas que lá para a frente conseguem ver o mundo de uma forma muito mais abrangente. No fim as pessoas banais vão acabar por querer estar contigo, por teres tanto que ensinar :)

Só a fase da adolescência é que custa XD

Continua a cultivar-te, porque vais ter skills que o resto vai desejar ter (e muito, acredita).

Não ligues aqueles que olham de lado, são pessoas como nós, as que não encaixaram, que acabam por dar vida aquelas que não souberam ver por fora da caixa :)

Beijo grande,
Duda