domingo, 20 de novembro de 2011

Antigamente era diferente

Parece que muito mudou desde os meus tempos pacíficos e estáticos em que andava no ensino básico. Porém, agora que vejo, não eram assim tão estáticos, eram até mais energéticos, mais cheios de vida.

Dava-me mais gozo aprender e ir à escola nesse tempo...Nunca antes pensei que a única razão porque gosto de ir à escola é a de "ver os meus amigos todos os dias". Não. Sempre gostei pelo facto de ir aprender coisas novas, aliás, sou uma espécie de apologista do pleno desfrutar da ida às aulas, apenas para meu próprio deleite. A parte prática, exercícios excessivos e testes estariam claramente fora deste cenário. Mas assim toda a instituição do Ensino não faria sentido... e agora estou a divagar demasiado.O que quero dizer é que tenho gosto em aprender, exceptuando ,claro, aqueles dias em que a minha cabeça telefona à preguiça para lhe fazer companhia, ainda sou uma pessoa normal vá...

Era uma boa aluna...agora sou uma aluna boa...
A partir do momento em que coloco o adjectivo antes ou depois dou um sentido diferente à frase - e agora aqui vem uma lição de Português(que fixe?). Isto porque o adjectivo antes do nome oferece-lhe uma conotação mais ampliada ou subjectiva.

Era uma boa aluna...
Era uma boa aluna não porque me esforçava por ter boas notas e estudava incessantemente e cegamente para mostrar os meus 5s ( ah...nesse nostálgico tempo era 5 a nota máxima...). Desfrutava das aulas como uma criança quando finalmente convence os pais a comprar aquele doce! Chamem-me estranha, mas estudar fazia-me feliz, trazia-me sempre novas experiências ao dia-a-dia.

...agora sou uma aluna boa...Devido a factores exteriores e à minha excessiva preocupação com eles as aulas tornaram-se menos interessantes. Parece que todos os dias luto só para manter as notas. O 12º ano, os exames trazem toda a responsabilidade, deixam a parte interessante do estudar de lado. Senão, para que é que vim para este curso?
Eu queria seguir esta área mais específica, estudar a minha predilecta Biologia, deixar finalmente de lado a parte prática da Física e Química e guardar apenas os conhecimentos, compreender Fernando Pessoa e os heterónimos... mas todo este "sonho" acaba quando nos vemos na mesma sala de aula que outros vinte e tal alunos não tão interessados como eu, presumo.


Tem de haver sempre alguém que comenta isto e aquilo, há sempre alguém que se queixa por termos trabalhos de casa, há sempre alguém que "abafa" as minhas participações na aulas, porque não falei alto o suficiente e ninguém ouviu ( pudera, com eles todos a falar) e no final só se ouvem vozes a comentar o que foi dito... de repente toca, a aula acaba ( todos já tinham arrumado o material antes da professora ter ordenado) e todos saem com tal celeração que parecem membros de uma manada de gnus. Noto que ainda não arrumei praticamente nada, raramente o faço antes da aula acabar. Espera, a aula já acabou? Ressoam múltiplas vozes nos meus ouvidos desde o corredor, a professora acaba por sair, provavelmente saturada da aula (como eu a percebo). Esta tem sido mais ou menos a minha rotina de segunda à sexta- feira. Até já perdi a vontade de desenhar nas aulas ( aquelas em que ia apenas ouvindo a matéria e ocupava as mãos com os meus rascunhos, apesar de ter plena noção da aula). No 10º ainda aproveitei aquelas aulas de Biologia e Geologia onde estavam todos sossegados e deixavam ao menos ouvir a matéria e interferir quando em dúvida. Cheguei a participar tanto nesse meu "primeiro ano de Secundária" que até me surpreendi, não costumava participar tanto no ciclo.E aqui estou eu completamente ciente disto tudo mas incapaz de alterar o que quer que seja.


Começo a pensar que também o professores devem estar fartos de ensinar a quem não quer saber. A escola é maioritariamente feita de maus alunos e alunos bons.

E grande parte de mim faz ,hoje me dia, parte dos alunos bons, infelizmente.
Vou-me agarrando àquela faísca do outros tempos...do antigamente....ah...antigamente era diferente...

Sem comentários: